O prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, participou em Cuiabá do Encontro de Prefeitos do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia, promovido pelo Governo de Mato Grosso para alinhar novos investimentos destinados aos municípios da região. A agenda reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes estaduais para discutir prioridades nas áreas de infraestrutura e educação. Também estiveram no evento o secretário municipal de Educação, Adriano Camilo, e a secretária municipal de Saúde, Mara Lemos.
O Governo do Estado formalizou novos convênios para municípios das duas regiões, fortalecendo o modelo de cooperação entre Estado e prefeituras. A reunião também serviu para atualizar o diagnóstico das necessidades locais, permitindo que cada município apresentasse suas principais demandas para os próximos investimentos.
Segundo o secretário municipal de Educação, Adriano Camilo, a participação de Colíder teve como principal objetivo acompanhar o andamento das solicitações encaminhadas anteriormente ao Governo do Estado. Ele explica que, há alguns meses, Colíder recebeu orientação para apresentar um levantamento das principais necessidades da educação, incluindo construção de creches, aquisição de ônibus escolares e obras de infraestrutura.
“Nós encaminhamos todas as demandas por meio da Diretoria Regional de Educação e dos sistemas utilizados pela Secretaria de Estado. Viemos acompanhar esse processo e aguardamos a definição dos investimentos que poderão contemplar Colíder. A expectativa agora é que o prefeito possa assinar os convênios assim que forem liberados”, informa Adriano Camilo.
De acordo com ele, o planejamento elaborado pelo município busca atender ao crescimento da rede municipal de ensino e garantir melhores condições para estudantes, professores e equipes escolares. A programação do encontro também contemplou discussões sobre infraestrutura urbana e planejamento regional, permitindo que cada município apresentasse projetos considerados prioritários para os próximos anos.
PARCERIA COM O ESTADO
O encontro reuniu representantes dos 17 municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia dentro de uma estratégia do Governo de Mato Grosso para aproximar a gestão estadual das administrações municipais. A proposta é simplificar os procedimentos para que as próprias prefeituras possam executar obras financiadas com recursos estaduais, reduzindo etapas burocráticas e acelerando a entrega dos investimentos.
Para o prefeito Rodrigo Benassi, a aproximação entre Estado e municípios amplia a capacidade de planejamento e fortalece a busca por recursos. “Colíder acompanha de perto todas as oportunidades de investimento. Nossa equipe apresentou as demandas do município e segue trabalhando para garantir novos convênios que tragam benefícios para a população. Esse diálogo permanente com o Governo do Estado é importante para transformar projetos em obras e serviços”, diz.
EDUCAÇÃO É PRIORIDADE
Entre os temas debatidos na área da educação estiveram a ampliação da oferta de vagas em creches, melhorias na infraestrutura das escolas, renovação da frota do transporte escolar e fortalecimento dos programas desenvolvidos em parceria entre Estado e municípios.
Para o secretário Adriano, a expectativa é que o diagnóstico apresentado pela Secretaria Municipal de Educação resulte na liberação de novos investimentos voltados à expansão da rede de ensino. “Considero que o planejamento antecipado e a articulação institucional são fundamentais para acompanhar o crescimento da cidade e oferecer melhores condições de aprendizagem aos estudantes”, avalia o secretário.
“A Prefeitura reforça o trabalho de articulação junto ao Governo de Mato Grosso, mantendo a educação entre as principais prioridades da gestão e buscando ampliar a estrutura disponível para atender a comunidade escolar nos próximos anos”, acrescenta o prefeito Rodrigo Benassi.
SAÚDE NA PAUTA
A saúde integrou a agenda de Colíder no encontro no Palácio Paiaguás. A secretária municipal de Saúde, Mara Lemos, acompanhou os debates sobre o fortalecimento das parcerias entre o Estado e os municípios, em um momento em que a gestão municipal busca ampliar o acesso da população aos serviços públicos, cirurgias eletivas através do programa Colíder + Cirurgias e garantir melhores condições para a rede de atendimento.
Rodrigo Benassi pontua que a atuação conjunta entre Estado e município é fundamental para que Colíder continue avançando tanto na educação quanto na saúde. “Nosso compromisso é buscar oportunidades que resultem em melhorias para a população. Estamos trabalhando para ampliar investimentos, fortalecer os serviços públicos e oferecer uma estrutura cada vez melhor nas áreas que mais impactam a vida das pessoas”, finaliza o prefeito de Colíder.
Redação: Assessoria



























